Ok, sou oficialmente uma amante do Conde Drácula desde a primeira página.
Absolutamente amei o estilo de escrita e a maneira como o autor cuidadosamente criou uma atmosfera tensa e sombria. O livro inteiro é escrito sob a forma epistolar, não é dos meus estilos de escrita favoritos, mas aqui resultou muito bem, tornou a escrita bastante requintada e credível.
ㅤ
O enredo é interessante e começa logo num ponto alto, quando Jonathan Harker, um jovem advogado, viaja para a Transilvânia a pedido de um cliente da sua empresa: o Conde Drácula! Jonathan deve transferir ações e títulos de terras, já que o conde comprou propriedades em Inglaterra. Mas assim que chega lá, ele começa a reparar em certas esquisitices no seu anfitrião. À medida que os dias passam, a sua inquietude só aumenta, apesar do conde ser extremamente educado e prestável, há ali alguma coisa estranha...
ㅤ
O suspense, uma vez criado, é sustentado sem esforço até o final. A atmosfera assustadora absorve as páginas. Há algo mágico na facilidade com que Stoker transmite os sentimentos e os cenários para o leitor. Conseguimos visualizar tudo, sentir tudo, ouvir os lobos a uivar, o vento frio a assobiar, a floresta escura da Transilvânia com um castelo no topo da colina. Houve momentos que eu nem ousava respirar sequer. Drácula é genuinamente maravilhoso e assustador.
ㅤ
Por fim, mesmo que este seja um cenário gótico, houve momentos inesperados de humor que me fizeram rir. Não é apenas uma história sobre morte. Há luz, boas amizades, bondade e bravura. Stoker não só conseguiu criar um dos vilões mais memoráveis da história da literatura, como também criou um elenco de personagens que são igualmente impressionantes e inesquecíveis.
ㅤ
Drácula foi escrito em 1897 e é o romance a partir do qual todos os contos de vampiros subsequentes evoluem.
ㅤ
Altamente recomendo, especialmente para quem pensa que os vampiros brilham ao sol e possuem bons corações... Não há romantismo aqui e o vampiro é projetado como ele é - um monstro vil, cruel e manipulador!
-------
Drácula, Bram Stoker
10/10 - 416 Páginas
Enviar um comentário