SOCIAL MEDIA

Opinião: Chernobyl - A história de uma catástrofe nuclear de Serhii Plokhy

quinta-feira, 23 de junho de 2022

"O relato sobre Chernobyl. Tudo o que aconteceu antes, durante e depois do desastre."   



    Não tenho por habito ler não ficção, não é de todo o meu género literário. Mas este ano resolvi introduzir na minha tbr alguns livros fora da zona de conforto. Comecei com Chernobyl - A História de uma catástrofe nuclear e só tenho uma coisa a dizer: que livro!

  A escrita é clara, simples e elegante. O argumento é poderoso e persuasivo. A profundidade da pesquisa deve ser aplaudida, acompanhamos tudo o que aconteceu em Chernobyl, antes, durante e depois da explosão. Mostra-nos como os oficiais soviéticos lidaram com o acidente, como o efeito da radiação foi completamente descartado para os governantes porque não os afetou diretamente e como contribuiu para o colapso da URSS.

 Antes de começarem a leitura desde livro devem estar cientes de que não fala apenas do desastre de Chernobly (como vemos na minissérie) mas traz nos um contexto mais amplo da política soviética, que influência isso teve e de como isso afetou (e afeta) a situação política do país.

   Em suma, foi uma leitura bastante interessante, é um testemunho da arrogância e falibilidade do homem em geral com a ampliação dessas características sob um regime totalitário. A minha única reclamação é que o livro poderia ter se beneficiado de algumas fotografias da época, mas também não sei até que ponto isso seria possível visto que as fotografias estão nas mãos dos soviéticos.

-------
Classificação: ★★★★
Publicado em 2018 - 376 Páginas