Hoje trago-vos mais um livro do meu autor favorito. Recomendo esta leitura para quem ainda não leu nada dele e quer entender o hype todo a volta dos seus livros.
A escrita deste livro é totalmente surreal, não há dúvidas que Stephen King é magistral com as palavras. Ele aqui constrói uma atmosfera assustadora, totalmente hipnotizante. Consegue transmitir os sentimentos dos personagens para o leitor perfeitamente, sem esforço, parece mesmo que estamos entre eles. E como de costume, o elemento sobrenatural está bem construído, mas o verdadeiro monstro são as pessoas.
ㅤ
Neste romance acompanhamos a família Torrance, depois de perder o emprego Jack vesse obrigado a aceitar uma proposta de trabalho que consiste em tomar conta do Hotel Overlook na temporada de inverno onde o Hotel está fechado e completamente isolado do exterior. Então, ele, a sua esposa Wendy e o seu filho mudam-se durante 3 meses para o Hotel. Ele vê isso como um recomeço, onde poderá dar atenção a sua família e acabar de escrever o seu livro. Mas lentamente as coisas começam a sair fora do controlo. Para além do hotel estar assombrado também existe uma força maligna que se tenta apoderar da mente frágil de Jack até que o leva aquela cena icónica interpretada pelo ator Jack Nicholson com o machado.
ㅤ
King deixa algumas perguntas sobre o Hotel sem respostas, o que é em partes iguais uma tortura para nós leitores, mas também uma cena genial. Quando não nos é revelado todos os segredos, então essa história nunca nos deixa totalmente.
ㅤ
No geral, The Shining é daquelas leituras que nos tiram da realidade. É um clássico do Horror e merece todo o hype que recebe. Temos aqui Stephen King no seu melhor.
ㅤ
-------
Publicado em Janeiro, 1977
10/10 • 520 páginas