📖 “𝘖 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘰 𝘵𝘦𝘮 𝘶𝘮𝘢 𝘲𝘶𝘦𝘥𝘢 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘳𝘦𝘤𝘰𝘮𝘱𝘦𝘯𝘴𝘢𝘳 𝘰 𝘮𝘢𝘶 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘰𝘳𝘵𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘤𝘰𝘮 𝘰 𝘦𝘴𝘵𝘳𝘦𝘭𝘢𝘵𝘰.”
ㅤ
A primeira leitura do ano e não podia ter começado melhor. Adorei tudo neste livro, desde a escrita, o enredo, as reviravoltas, os personagens... e aquele final? Todas as minhas expectativas foram superadas!
ㅤ
Bem-vindo ao futuro! Neste livro não existe doenças, fome, guerras, velhice e nem mortes. Mas viver assim seria um mundo utópico ou distópico? Se fôssemos mesmo capazes de superar a morte, como isso afetaria a nossa sociedade? Gostei da visão do autor sobre um mundo pós-mortalidade, criou um cenário bastante interessante que nos fará refletir.
ㅤ
📖 “𝘈𝘭𝘨𝘶𝘮𝘢 𝘷𝘦𝘻 𝘵𝘪𝘷𝘦𝘮𝘰𝘴 𝘶𝘮 𝘪𝘯𝘪𝘮𝘪𝘨𝘰 𝘱𝘪𝘰𝘳 𝘥𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘯𝘰𝘴 𝘮𝘦𝘴𝘮𝘰𝘴?”
ㅤ
Nesta leitura acompanhamos dois aprendizes de Ceifadores. Pois, num mundo onde a morte não existe, alguém tinha de ficar responsável por manter o equilíbrio. É aqui que entram os nossos queridos ceifadores, cada ceifador é responsável por “colher” um x número de pessoas por ano e assim controlar a população mundial. Btw, o meu favorito é o Ceifador Faraday (não tenho a certeza se era suposto termos um ceifador favorito 👀).
ㅤ
O que vão encontrar neste livro:
▪︎ Personagens (im)perfeitas
▪︎ Críticas sociais
▪︎ Reviravoltas inteligentes
▪︎ Uma migalha de romance
▪︎ Mortes pelos ceifadores (algumas são bastantes descritivas)
▪︎ Um final imprevisível
ㅤ
No geral, foi uma ótima leitura. O conceito foi... aterrorizante? Perturbador, talvez? Imaginem viver num mundo onde é praticamente impossível morrer e do nada darem de caras com um ceifador? Onde não têm escapatória, não dá para fugir. Macabro!
ㅤ
-------
Ceifador, Neal Shusterman
Publicado em Dezembro, 2022
09/10 ▪︎ 400 Páginas ▪︎ Distopia / Sci-fi
Enviar um comentário